Aprendizagem de jovens
Os programas de aprendizagem para jovens são concebidos para combinar a experiência de trabalho prática com o ensino em sala de aula para jovens, geralmente com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. São concebidos para os dotar de competências e conhecimentos que os ajudarão a trabalhar em ofícios ou profissões específicas, ao mesmo tempo que auferem um salário, pelo que são vitais para o desenvolvimento da força de trabalho e a mobilidade económica.
Os estágios para jovens oferecem vantagens práticas, tais como o acesso a trabalho prático, a aquisição de competências específicas relevantes para o sector em causa e a possibilidade de obter um rendimento que, mais tarde, será obtido com os seus conhecimentos. Por exemplo, um entusiasta da canalização pode acompanhar um canalizador licenciado durante um período de formação em que adquire as competências práticas necessárias, após o que tem a oportunidade de assegurar um emprego. Além disso, estes programas conduzem geralmente à emissão de certificados que confirmam ainda mais as competências do indivíduo e aumentam as suas hipóteses de conseguir um emprego.
Embora tanto a aprendizagem de jovens como os estágios permitam aos estudantes adquirir experiência prática, os estágios são mais frequentemente o caso de vínculos progressivamente mais longos que combinam pagamentos e formação formal e conduzem à emissão de certificados por um organismo governamental. Os estágios, pelo contrário, podem ser gratuitos ou mal remunerados, centram-se mais no processo de observação da aprendizagem e não têm a formação estruturada que caracteriza a aprendizagem.
Vários sectores, como a construção, os cuidados de saúde, as tecnologias da informação e a indústria transformadora, oferecem programas de aprendizagem para jovens. O sector da construção é um daqueles em que se pode tirar partido dos programas de aprendizagem para se preparar para ser eletricista ou carpinteiro e, no caso dos cuidados de saúde, pode ser uma formação como assistente médico ou técnico de farmácia.
As escolas secundárias locais, os colégios comunitários, as associações industriais e as agências de desenvolvimento da força de trabalho são locais onde os jovens podem procurar oportunidades de aprendizagem para jovens. Existem várias plataformas digitais, e um bom exemplo específico de uma região é um sítio Web que apresenta os estágios disponíveis. Os interessados devem redigir um CV e podem ter de se submeter a um processo de candidatura que envolve entrevistas e avaliações.