Análise de vídeo (estudo da lição)
Enquanto desenvolvimento profissional colaborativo, a prática da Análise de Vídeo (Estudo de Lição) é o processo em que os professores filmam as suas aulas e analisam as imagens, respetivamente, para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Esta prática promove a cultura da reflexão sobre a prática, cultiva uma atmosfera de feedback entre pares e proporciona uma forma de os professores compreenderem melhor a sua dinâmica pessoal de ensino.
Os principais procedimentos da análise de vídeo num estudo de aula consistem em preparar a aula em conjunto, captar a aula, analisar o vídeo, partilhar perspectivas com os colegas e influenciar o seu ensino para melhorar em conjunto com a ajuda dos resultados. Por exemplo, os professores podem visar determinadas interações dos alunos ou métodos de ensino, após o que obterão recomendações para as suas aulas seguintes.
A disponibilização de análises de vídeo aos professores está a contribuir para o desenvolvimento das suas competências profissionais, proporcionando pontos de referência para discussões e reflexões entre colegas. Através da visualização das suas próprias aulas em filme e do feedback dos colegas, os professores podem descobrir os seus pontos fortes e as áreas a desenvolver, o que constitui o primeiro passo para encontrar melhores formas de ensinar e envolver os alunos. Por exemplo, um professor pode ter a oportunidade de ver um vídeo que define um determinado conceito na sua aula e alguns alunos que não respondem percebem que precisam de esperar mais para uma discussão mais inclusiva na turma.
Os problemas frequentemente enfrentados durante a utilização da análise de vídeo são o desconforto de ser gravado, a possibilidade de má interpretação das acções sem contexto e as limitações de tempo para a revisão e discussão detalhadas. T. Para contrariar estes problemas, podem ser criadas condições ambientais de apoio e definidos os objectivos da análise, para que os participantes se sintam confortáveis e aprendam a concentrar-se no seu crescimento profissional.
Quando um professor vê a sua aula gravada e repara que muitos alunos têm dificuldades com um tópico específico, esta é a melhor demonstração de como a análise de vídeo pode melhorar a aprendizagem dos alunos. Depois de reverem o vídeo com os seus colegas, podem alterar a sua abordagem ao ensino, por exemplo, acrescentando mais imagens ou fazendo mais experiências práticas, melhorando assim a compreensão e o envolvimento dos alunos nas horas seguintes.