Avaliação triangulada
A avaliação triangulada é um método de avaliação que combina várias fontes de dados para proporcionar uma visão mais holística do desempenho e da compreensão do aluno. É essencial; além disso, atenua os enviesamentos e, assim, aumenta a fiabilidade da avaliação através da inclusão de diferentes perspectivas, como a autoavaliação, a revisão pelos pares e as avaliações do professor.
A avaliação triangulada baseia-se em três tipos principais de dados: autoavaliação, avaliação pelos pares e avaliação pelo professor. Um caso é o de um aluno que reflecte sobre a sua própria aprendizagem (autoavaliação), recebe comentários de outros alunos (avaliação pelos pares) e é julgado pelo professor (avaliação do professor). Esta prática oferece a possibilidade de a avaliação ser abrangente e incluir os pontos de vista de diferentes pessoas.
A avaliação em linha na sua área não só ajuda a quantificar a avaliação, como também combate os preconceitos que podem resultar da dependência de um método de avaliação. Isto é conseguido através da fusão dos três avaliadores, nomeadamente a autoavaliação, a avaliação pelos pares e a avaliação pelo professor, para obter uma visão mais completa das competências do aluno. Por exemplo, um aluno que se considera excelente enquanto os seus pares e o professor lhe fazem algumas críticas construtivas pode aprender com esta diferença e procurar desenvolver mais aspectos das suas competências ou ultrapassar os pontos fracos que passaram despercebidos por um único método de avaliação.
A avaliação triangular é um método fiável que os professores podem utilizar na maioria dos contextos educativos, incluindo salas de aula do ensino básico e secundário, universidades e institutos de formação. Por exemplo, numa turma universitária, os alunos podem apresentar as suas próprias reflexões pessoais, trabalhar em grupo através do feedback dos colegas e obter notas formais dos professores, alargando assim a sua experiência de aprendizagem e os resultados através de várias lentes de avaliação.
A implementação da avaliação triangulada coloca dificuldades que incluem o possível aumento da carga de trabalho tanto para os alunos como para os professores, bem como a necessidade de receber formação sobre a forma de efetuar e interpretar as avaliações de forma eficaz. Por outro lado, a principal questão pode ser a de saber como garantir um tratamento justo e equitativo dos diferentes avaliadores. Por exemplo, se as avaliações pelos pares tiverem uma grande variedade de qualidade, isso pode alterar a fiabilidade da avaliação global. No entanto, estes obstáculos podem ser ultrapassados através de uma formação adequada e do fornecimento de instruções precisas.