Avaliação com recurso a tecnologias avançadas
A avaliação enriquecida pela tecnologia designa a incorporação de avanços tecnológicos para aperfeiçoar os processos de avaliação e desempenho dos alunos. Trata-se de um método que utiliza diferentes técnicas e plataformas digitais para encurtar, facilitar e individualizar o processo de avaliação, aumentando assim os resultados educativos.
As avaliações tecnologicamente avançadas estão equipadas com funcionalidades multifacetadas, como a disponibilização de categorização imediata para os alunos, o que é importante para o processo de aprendizagem, e a capacidade de analisar dados de forma eficiente para os professores. Para ilustrar, os questionários baseados na Web, por exemplo, avaliam normalmente as respostas dadas e fornecem a média instantânea necessária para uma rápida auto-perceção entre os alunos.
O contraste entre as avaliações tecnologicamente avançadas e as avaliações tradicionais é marcado pela ausência de testes em papel e de classificação manual nestas últimas. Ao contrário das avaliações tradicionais, que se baseiam em testes em papel e na classificação manual, as avaliações tecnologicamente avançadas utilizam plataformas digitais para a sua administração e avaliação. Estas oferecem vários tipos de perguntas, como simulações interactivas ou projectos multimédia, que tornam a avaliação das competências e dos conhecimentos mais completa do que um teste normal de escolha múltipla.
As plataformas de testes digitais, os sistemas de gestão da aprendizagem (LMS) e os programas interactivos, como questionários e avaliações baseadas em jogos, são algumas das tecnologias mais utilizadas atualmente. Algumas plataformas digitais que proporcionam aos alunos formas lúdicas e agradáveis de avaliar os seus conhecimentos em tempo real antes da aprendizagem são o Kahoot! ou o Quizlet. Por outro lado, os sistemas de gestão da aprendizagem, como o Canvas ou o Blackboard, têm uma avaliação incorporada que permite monitorizar o desempenho dos alunos ao longo de um determinado período, pelo que o sistema é integrado.
Os professores enfrentam problemas como o de garantir que todos os alunos dispõem da tecnologia necessária, o de fazer algo em relação à diferença na literacia digital dos alunos e o de adotar outras formas de avaliação que se adaptem ao formato de aprendizagem eletrónica em vez das formas tradicionais. Por exemplo, a transição para as avaliações em linha implica que os tutores têm de conceber medidas para evitar o comprometimento da moral e impedir a batota.