Abordagem baseada em pontos fortes
Com uma abordagem baseada nos pontos fortes, o foco é colocado nos pontos fortes inerentes aos indivíduos ou grupos para promover e facilitar o crescimento, a resiliência e os resultados favoráveis. Esta metodologia centra-se nas potencialidades e não nos obstáculos, ou seja, na capacitação através da promoção da auto-eficácia em vários domínios, como o ensino, a terapia e o desenvolvimento organizacional.
Os princípios básicos de uma Abordagem Baseada em Pontos Fortes envolvem o reconhecimento e a valorização dos pontos fortes pessoais, a nutrição de um ambiente positivo e a defesa da autodeterminação. Esta técnica é caracterizada pelo trabalho em equipa e pela afirmação de poder, permitindo que os indivíduos adoptem a sua força distintiva para combater os problemas. A título de exemplo, o conselheiro, num contexto terapêutico, pode dar prioridade aos mecanismos de sobrevivência e às realizações anteriores de um cliente, em vez de se concentrar apenas nos problemas deste último.
A Abordagem Baseada em Pontos Fortes deve ser utilizada nas escolas através da identificação dos pontos fortes e interesses dos alunos e, consequentemente, do desenvolvimento das suas experiências de aprendizagem em conformidade. Os professores podem estabelecer planos de aula individualizados que se baseiem nas competências dos alunos, por exemplo, pedir aos génios da matemática que ajudem os outros e aos alunos das artes plásticas que ilustrem conceitos. Esta não é apenas uma manobra para aumentar o nível de envolvimento, mas também uma forma de elevar a auto-confiança e a força de vontade dos alunos.
A Abordagem Baseada em Pontos Fortes no local de trabalho tem uma correlação direta com o aumento do empenho dos empregados, da satisfação no trabalho, bem como da produtividade. Através do reconhecimento dos pontos fortes específicos dos membros da equipa, os gestores podem delegar tarefas que se adequam às competências do trabalhador, resultando assim numa maior qualidade do trabalho e num bom espírito. A título de exemplo, um membro da equipa com uma comunicação verbal superior pode ser nomeado facilitador de apresentações, de modo a que toda a equipa obtenha a máxima eficiência.
A Abordagem Baseada em Pontos Fortes pode, de facto, ser interligada com sucesso com outras formas de terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou a terapia focada em soluções. As duas juntas podem ajudar os terapeutas a ajudar os clientes não apenas a descobrir e usar seus pontos fortes, mas também a criar estratégias para lidar com os desafios. Por exemplo, quando um cliente aborda a reestruturação cognitiva, mas também vê e introduz a resiliência, como uma força pessoal fundamental, para ultrapassar pensamentos negativos, com a ajuda desta mesma técnica.