Agrupamento estratégico
O agrupamento estratégico é um sistema em que as empresas de um sector são organizadas de acordo com as caraterísticas estratégicas semelhantes que uma determinada empresa possui, por exemplo, preços, qualidade do produto e segmento de mercado. É importante porque, através dele, as empresas podem identificar os seus concorrentes diretos e o panorama muito competitivo, permitindo-lhes assim tomar as decisões estratégicas corretas.
A função mais significativa do agrupamento estratégico é identificar as empresas que trabalham na mesma indole, operam com estratégias comparáveis e oferecem a ajuda da análise competitiva. As empresas, tendo reconhecido os grupos estratégicos, estão em melhor posição para avaliar a sua própria vantagem competitiva, perceber a dinâmica do mercado e elaborar as suas estratégias com base nos seus recursos. Por exemplo, a indústria automóvel pode ter marcas de luxo, como a Mercedes-Benz e a BMW, como um grupo estratégico de um lado e marcas económicas, como a Toyota e a Honda, que são colocadas noutro grupo.
A segmentação tradicional do mercado baseia-se principalmente em factores como os aspectos demográficos, geográficos ou psicográficos, enquanto os grupos estratégicos se centram mais nas acções e estratégias de concorrência das diferentes empresas. O agrupamento estratégico chama a atenção para a forma como as organizações fazem negócios no que respeita ao preço, às caraterísticas do produto e ao nível de serviço, em vez de se limitar aos aspectos demográficos dos clientes. O mercado dos telemóveis pode ser um bom exemplo de agrupamento estratégico e, neste caso, as marcas podem ser divididas em dois grupos estratégicos, como as marcas de gama alta, registadas na Apple e na Samsung, e as marcas de gama média, que incluem a OnePlus e a Xiaomi.
A compreensão estratégica do grupo é o que permite a uma organização identificar os seus rivais diretos e analisar os seus méritos e defeitos comparativamente aos seus. As estratégias competitivas formadas com base neste conhecimento são áreas adicionais para melhorar a empresa ou inovar em relação à concorrência. Para ilustrar, na situação em que uma empresa reconhece que o seu grupo estratégico específico não conseguiu manter a quota de mercado face a outro grupo, pode considerar acções como a inovação de produtos ou a alteração de preços para nivelar novamente a concorrência.
O agrupamento estratégico pode mudar devido a diferentes razões, como a alteração das preferências dos consumidores, o progresso tecnológico e a regulamentação do mercado. A título de exemplo, a geração de veículos eléctricos veio alterar a situação dos grupos estratégicos na indústria automóvel, em que os fabricantes de veículos da velha guarda fizeram a transição para modelos eléctricos, alterando assim o conjunto de regras no espaço concorrencial. Para manter uma competitividade significativa, as empresas devem acompanhar de perto estes factores para poderem alterar as suas estratégias em função das necessidades.