Ambiente de aprendizagem seguro
Um ambiente de aprendizagem seguro é uma zona onde os alunos se sentem confortáveis, apoiados e honrados, o que, por sua vez, os ajuda a participar na aprendizagem sem receio de lesões ou preconceitos. Criar uma atmosfera deste tipo é a chave para o sucesso académico, a saúde mental e a aprendizagem holística dos alunos, porque promove o envolvimento ativo e o trabalho de equipa.
Os factores-chave são a segurança física, a segurança emocional e a comunidade de apoio. A segurança física consiste em garantir que o ambiente escolar está livre de qualquer tipo de risco, enquanto a segurança emocional consiste em criar um clima em que os alunos se sintam apreciados e resistam ao bullying ou ao assédio. Uma comunidade de apoio estabelece relações positivas entre os alunos e entre estes e o pessoal, em que a inclusão e o respeito são apoiados.
Os membros do pessoal docente podem criar um ambiente seguro para a aprendizagem, definindo claramente o comportamento esperado, promovendo uma comunicação aberta e estabelecendo confiança com os alunos. Por exemplo, podem definir as regras da sala de aula em conjunto com os alunos, motivá-los a falar sobre os seus sentimentos e atender às suas preocupações. Além disso, a utilização de actividades de formação de equipas pode ser uma boa ferramenta para desenvolver relações e sentir que os alunos fazem parte da turma.
Através de uma comunicação regular com os professores, apoiando a atitude de bom comportamento em casa e participando nas actividades escolares, os pais são a parte mais importante da equação. Podem apoiar as regras da escola sobre segurança e prevenção do bullying, participando em reuniões, fazendo trabalho voluntário e representando os seus filhos. O envolvimento dos pais com os professores cria uma estratégia igualmente cooperativa para manter um ambiente de aprendizagem confortável e seguro.
De facto, foi confirmado que os alunos aprendem melhor numa sala de aula onde existe segurança emocional, devido à redução da ansiedade e ao aumento da participação. Quando os alunos se sentem protegidos, tendem a ser mais activos nas actividades da aula, a correr o risco de aprender e a trabalhar em conjunto com os colegas. Por exemplo, estudos demonstram que os alunos que se encontram num ambiente amigável e seguro tendem a obter mais pontos nos testes e a apresentar uma melhor percentagem de assiduidade.