Avaliação qualitativa
A avaliação qualitativa é uma técnica utilizada para avaliar dados não numéricos de modo a compreender diferentes qualidades, caraterísticas e experiências. A avaliação qualitativa é uma forma crucial de compreender a complexidade das coisas, a tomada de decisões e as perspectivas subjectivas das pessoas envolvidas. Desempenha um papel importante nas tarefas acima referidas.
As ferramentas mais utilizadas na avaliação qualitativa são as entrevistas, os grupos de discussão e as observações. Por exemplo, através de entrevistas pessoais, os participantes podem partilhar as suas próprias experiências e opiniões pessoais com os investigadores, enquanto as discussões em grupos de discussão oferecem aos participantes a oportunidade de identificar e explorar atitudes em relação a um assunto específico num ambiente de grupo.
A avaliação qualitativa consiste em obter uma visão dos fenómenos através de factos não numéricos e realça a profundidade e o contexto, enquanto a avaliação quantitativa consiste em factos numéricos e na análise estatística para medir e comparar as variáveis. Por exemplo, a investigação qualitativa pode ver a satisfação do cliente na perspetiva do feedback aberto, enquanto a investigação quantitativa implementaria inquéritos com respostas escalonadas.
A avaliação qualitativa é, do ponto de vista qualitativo, a capacidade de obter conhecimentos alargados e intrincados sobre a compreensão de alguns comportamentos e motivações complexos, razão pela qual é tão preferida. Proporciona a viabilidade da aquisição de dados e pode trazer à tona alguns factores imprevistos, por exemplo, examinar as reacções emocionais dos doentes num ambiente de cuidados de saúde, que podem não ter sido consideradas em estudos quantitativos.
A avaliação qualitativa é o principal processo em domínios como a educação, os cuidados de saúde, as ciências sociais e os estudos de mercado. Por exemplo, pode sugerir-se a sua utilização num contexto escolar para avaliar os métodos de ensino através de observações na sala de aula e entrevistas aos alunos para compreender as experiências e os desafios da aprendizagem.