Aprendizagem baseada em projectos (PBL)
Envolver os alunos em projectos mais práticos e reais, em vez de se limitarem a testar os seus conhecimentos, é a aprendizagem baseada em projectos (ABP) que não se pode imaginar sem a sua participação. Como método de aprendizagem, baseia-se principalmente no pensamento crítico, no trabalho de equipa e na capacidade de resolver problemas, ajudando o processo de aprendizagem não só a ser mais eficaz, mas também a estar muito relacionado com as questões da vida quotidiana dos alunos.
Os aspectos básicos da Aprendizagem Baseada em Projectos giram em torno de uma questão desencadeadora que atrai o interesse dos alunos, uma investigação prolongada em que os alunos investigam e discutem o tópico, um destaque para a cooperação entre os alunos e o desenvolvimento de um objeto ou apresentação final. Por exemplo, os alunos podem participar num projeto de grupo para criar um jardim sustentável, onde estudam em conjunto a biologia das plantas e o impacto ambiental.
Ao contrário dos métodos de ensino convencionais que se centram na mera memorização e em testes padronizados, a Aprendizagem Baseada em Projectos promove a participação ativa e a compreensão profunda do conteúdo através da aprendizagem experimental. Na ABP, os alunos aprendem através de acções, o que, por sua vez, melhora a retenção e a aplicação dos conhecimentos. Por exemplo, em vez de aprenderem sobre ecossistemas com a ajuda de palestras, um grupo de alunos produziria um documentário sobre habitats locais como consequência dos conhecimentos que adquiriram num cenário de prática real.
As vantagens da aprendizagem baseada em projectos são o aumento da participação dos alunos, o reforço do pensamento crítico e da capacidade de resolução de problemas e o aumento da colaboração entre pares. Os alunos tendem a ser aprendizes mais autónomos, alcançando assim uma elevada motivação e resultados académicos. Um estudo de investigação confirmou que os alunos envolvidos na ABP memorizam melhor os pormenores e estão mais preparados para lidar com situações reais.
Para que a introdução da aprendizagem baseada em projectos seja bem sucedida, é necessário, em primeiro lugar, tornar os objectivos de aprendizagem específicos e escolher projectos relacionados que reflictam as normas curriculares. Devem incluir a escolha e a voz dos alunos, o que promove a aprendizagem para que estes discutam tópicos do seu interesse e o façam no âmbito do projeto. Além disso, o fornecimento de feedback frequente e de oportunidades de reflexão permite que os alunos se mantenham no caminho certo. Por exemplo, um professor pode lidar com um projeto sobre energias renováveis em que os alunos pesquisam sobre diferentes fontes, concebem protótipos e fazem uma apresentação à turma.