Abordagem de projeto na primeira infância
A abordagem por projeto na educação pré-escolar é um método de ensino que dá ênfase à aprendizagem prática e baseada na investigação. Permite que as crianças explorem os seus interesses através de projectos, desenvolvendo assim o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade.
A aprendizagem centrada na criança, a exploração lúdica livre e a aprendizagem entre pares são os componentes da abordagem por projeto. Os professores, no seu papel de facilitadores, que consiste em aprender através do planeamento, da investigação e da reflexão sobre os seus projectos, asseguram que a experiência de aprendizagem é significativa e cativante, e fazem-no envolvendo as crianças em todo o processo. Por exemplo, quando as crianças mostram o seu interesse por animais, pensam em iniciar um projeto como a criação de um jardim zoológico, onde estudam diferentes espécies e concebem as suas exposições zoológicas.
Na abordagem baseada em projectos, os professores funcionam como facilitadores e guias em vez de serem os instrutores habituais. Criam um ambiente de apoio que leva as crianças a tomar iniciativas, fazem perguntas abertas para estimular o seu pensamento e fornecem recursos para as ajudar nas suas investigações. Para ilustrar, um professor pode (A) apresentar diferentes materiais artísticos e encorajar as crianças a interpretar as suas descobertas de forma criativa (B) ajudando-as a relacionar o seu trabalho de projeto com as ideias gerais.
Absolutamente, o método de projeto pode ser facilmente incorporado em várias escolas de ensino, como as escolas Montessori e Reggio Emilia. Esta mistura das duas metodologias alarga ainda mais a participação das crianças em temas que se cruzam com o seu trabalho de projeto. A este respeito, a meteorologia pode ser um projeto que inclua ciências (reconhecimento de padrões meteorológicos), literacia (leitura de livros relacionados) e matemática (medição da precipitação), pelo que lhes ensinará melhor todas as áreas disciplinares.