Andaime de procedimento
O andaime universitário é uma forma muito prática de ajudar os estudantes a desenvolver novas competências e conhecimentos. Trata-se de um princípio de empréstimo porque permite que os alunos passem de uma situação em que orientam as suas práticas para uma situação em que o fazem sozinhos, desenvolvendo assim a confiança e a autonomia.
As três componentes significativas do andaime processual são a modelação, a prática orientada e o feedback. Para dar um exemplo, a professora Mary começaria por demonstrar uma tarefa, como a resolução de um problema de matemática, após o que orientaria os seus alunos através de problemas semelhantes e, no final, daria feedback sobre as suas tentativas independentes. Esta orientação guiada tem o efeito de os alunos interiorizarem o método desta forma.
A sondagem de andaimes é a principal vantagem do facto de ser feita pelos Aprendentes. Outras vantagens de aprender a fazer isto incluem o reforço da sua aprendizagem e a reorganização da informação antiga com a nova. Com os andaimes, as crianças têm mais facilidade em realizar tarefas mais difíceis, devido ao facto de receberem ajuda nos pontos cruciais. Numa tarefa de escrita, por exemplo, a utilização de um esquema seria um precursor para os alunos reunirem as suas ideias de forma ordenada antes da redação propriamente dita.
De facto, os ambientes de aprendizagem em linha podem ser complementados com sucesso por um suporte processual através de tutoriais interactivos, guias passo a passo e mecanismos de feedback digital. Eles podem; assim ter.hw2;u wuhe para um mais gradual e-you;a recebendo apoio imediato;u ywt;sknowledge feedback mais direto;uясжж xwoy.
Para aprofundar a questão, os andaimes processuais visam os procedimentos e técnicas específicos relacionados com a realização de tarefas, enquanto outros tipos de andaimes, como os andaimes conceptuais, dizem respeito à compreensão de conceitos subjacentes. Por exemplo, no caso de uma experiência científica, os andaimes processuais acompanham os alunos nas etapas de realização da experiência, enquanto que, por outro lado, os andaimes conceptuais examinam os princípios científicos em que a experiência se baseia.