Actividades de consciência fonémica
As actividades de consciência fonémica são exercícios que visam ajudar as pessoas a reconhecer e a manipular os sons (fonemas) das palavras que ouvem. Estas actividades são fundamentais para a aquisição de competências de leitura, uma vez que ajudam a melhorar a capacidade de descodificação e, consequentemente, toda a literacia.
Envolver as crianças em idade pré-escolar na consciência fonémica através de jogos e actividades como os jogos de rimas, em que identificam e produzem palavras com rimas, e a segmentação sonora, em que decompõem as palavras em sons individuais, pode ser eficaz. Por exemplo, pode dizer uma palavra como "gato" e pedir-lhes que identifiquem os sons /k/, /æ/ e /t/. Os jogos de bater palmas com sílabas utilizando os seus nomes ou nomes de objectos que conhecem também os ajudam a discernir a estrutura sonora da língua.
Os aspectos auditivos dos sons na linguagem falada são as únicas preocupações das actividades de consciência fonémica que são realizadas sem a ajuda de um texto escrito. Ao contrário da fonética, que relaciona os sons com as letras e é ensinada principalmente após a aprendizagem da consciência fonémica, a fonética é ensinada depois desta. Por exemplo, uma atividade de consciência fonémica poderia ser encontrar o primeiro som na palavra "cão", enquanto a fonética ensinaria que a letra "d" representa esse som.
A consciência fonémica é uma competência essencial para o desenvolvimento da literacia precoce e é a base da leitura e da escrita. As crianças que têm uma boa capacidade de consciência fonémica são muito melhores a descodificar palavras e, por isso, lêem com mais fluência e têm melhor compreensão. Verificou-se que existe uma forte relação entre uma boa consciência fonémica e os resultados positivos da leitura, razão pela qual é uma área necessária a abordar na escolaridade precoce.
No entanto, o que pode fazer é simplesmente realizar diferentes exercícios de consciência fonémica em casa. Por exemplo, as crianças podem participar numa atividade chamada "caça ao som", que os pais preparam enquanto procuram diferentes objectos domésticos que começam com um determinado som, por exemplo, /b/ para "bola" ou "livro". Outra opção é o jogo "Eu espio", em que se inventam frases como: "Eu espio com o meu olhinho algo que começa por /s/", o que levaria as crianças a encontrar palavras com esse som. Estas actividades divertidas e variadas ajudam as crianças não só a despertar a curiosidade, mas também a aprender eficazmente a consciência fonémica.