Avaliação baseada em objectivos
A avaliação centrada em objectivos é um dos métodos de avaliação mais sistemáticos que consiste em medir o desempenho dos alunos em relação a objectivos de aprendizagem predefinidos. É muito importante, por esta razão, pois é a única forma de alinhar as avaliações com os resultados que é suposto serem alcançados no sistema educativo, mostrando pontos de referência claros tanto para professores como para alunos.
Os elementos essenciais necessários para a avaliação baseada em objectivos dizem respeito a objectivos de aprendizagem explicitamente articulados, a tarefas de avaliação que correspondam a esses objectivos e a critérios específicos e determináveis para a avaliação do desempenho dos alunos. Por exemplo, quando um dos objectivos de aprendizagem é ajudar os alunos a desenvolver competências de pensamento crítico, uma tarefa de avaliação pode conter a obrigação de análise de um estudo de caso e o fornecimento de uma rubrica que estipule os níveis previstos de análise crítica.
A autoavaliação centrada em objectivos é um método eficaz e seguro para impulsionar a aprendizagem académica. Não só proporciona transparência nas expectativas enraizadas, como também dá o feedback necessário sobre o desempenho. Os alunos tomam consciência do que devem fazer para atingir o objetivo e, consequentemente, podem concentrar os seus esforços na direção certa. A título de exemplo, os alunos podem obter avaliações formativas que estejam de acordo com os objectivos de aprendizagem, pelo que poderão facilmente apontar os obstáculos antes de procederem à avaliação final.
Os desafios associados à utilização da avaliação baseada em objectivos são muitos. Em primeiro lugar, é necessário um planeamento abrangente e significativo para poder desenvolver objectivos de aprendizagem precisos e criar avaliações adequadas que sejam correspondentes. Além disso, os educadores podem ter dificuldade em certificar-se de que todas as avaliações medem verdadeiramente o que é suposto medirem. Se um exame for elaborado sem objectivos específicos associados, os resultados do teste serão automaticamente mal interpretados em termos de compreensão ou capacidade do aluno.
A construção de avaliações adequadas baseadas em objectivos por parte dos educadores começará com a identificação dos objectivos de aprendizagem visados e, em seguida, com o planeamento dos testes que medem diretamente esses objectivos. É vantajoso utilizar diferentes instrumentos de avaliação, como questionários, projectos e apresentações, que permitem ao professor abordar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. Por exemplo, um curso de ciências ambientais pode englobar um projeto de investigação, um teste de escolha múltipla e uma apresentação em grupo, cada um dos quais com um público-alvo que visa os objectivos de aprendizagem de forma diferente.