Andaimes metacognitivos
Pode ajudar-me a reescrever o texto num estilo diferente? Os andaimes metacognitivos referem-se a estratégias de ensino que ajudam os alunos a tomar consciência dos seus próprios processos de aprendizagem, permitindo-lhes planear, monitorizar e avaliar a sua compreensão e desempenho. Esta abordagem é crucial, uma vez que promove a autorregulação e o pensamento crítico, permitindo que os alunos assumam o controlo da sua aprendizagem e melhorem os seus resultados académicos.
As partes principais são os andaimes metacognitivos, o conhecimento metacognitivo, a regulação metacognitiva e a utilização de sugestões ou ferramentas específicas para facilitar a autorreflexão. Por exemplo, os professores podem levar os alunos a perguntarem-se coisas como "O que é que eu já sei sobre este tópico?" ou "Como posso avaliar a minha compreensão?" Este processo ajuda os alunos a desenvolverem os seus processos cognitivos de consciencialização e, consequentemente, melhora as estratégias da sua aprendizagem.
Uma das estratégias que os professores podem utilizar para implementar o andaime metacognitivo é a demonstração do pensamento em voz alta durante a resolução de problemas, o fornecimento de organizadores gráficos e o ensino dos alunos para decidirem sobre objectivos de aprendizagem específicos. Por exemplo, o professor pode estar a meio da aula de leitura e parar para discutir rapidamente o processo de pensamento que tem para resumir o texto, levando assim os alunos a explicar as suas estratégias de compreensão. Estas práticas, juntamente com o encorajamento dos professores, conduzem à reflexão ativa dos alunos e ao seu envolvimento nos processos de aprendizagem.
A utilização de andaimes metacognitivos permite que os estudantes se tornem mais proficientes na sua autorregulação, aprendendo a observar a sua compreensão de forma eficiente, o que acaba por lhes proporcionar melhores resultados académicos. Quando os académicos utilizam técnicas metacognitivas, como perguntar a si próprios sobre os seus conhecimentos e estabelecer objectivos no início do período escolar, desenvolvem a sua independência enquanto aprendentes. Por exemplo, um aluno que dedique algum tempo após as aulas a pensar no que poderia fazer melhor para promover a sua aprendizagem reconhecerá provavelmente que tem estado a adotar estratégias erradas e que, trocando-as pelas corretas, terá mais sucesso.
Sem dúvida, a abordagem de andaimes metacognitivos é melhor implementada tanto na aprendizagem real como na virtual. Os professores podem utilizar fóruns de perguntas e respostas, diários de reflexão e questionários gamificados que impulsionarão os processos de pensamento dos alunos sobre a sua aprendizagem. O caso em questão é um curso em linha que tem um módulo de ensino que é uma lição invertida em que os alunos são convidados a avaliar a sua própria compreensão do tópico. A lição de respiração Sem opção acima permite que os alunos pensem um pouco mais sobre a sua própria aprendizagem e a aquisição automática de competências.