Agência de Aprendizagem
O termo "agência do aprendente" descreve a capacidade dos estudantes de fazerem as coisas por si próprios e de decidirem sobre as suas próprias experiências de aprendizagem. É a capacitação, a auto-direção e a capacidade de assumir a responsabilidade pelo seu percurso educativo, que são essenciais para criar motivação e empenho na aprendizagem.
A autonomia, a competência e a relação são os pilares da agência do aluno. Quando a autonomia está em jogo, os alunos escolhem a sua própria forma de aprender, enquanto a competência é a forma como os alunos desenvolvem capacidades e estabelecem um elevado padrão de confiança. O aspeto da relação centra-se principalmente no estabelecimento de ligações de apoio entre pares e professores que, em última análise, resultam numa sala de aula positiva.
Envolver os alunos em tarefas opcionais, orientá-los para a definição dos seus objectivos e aceitar as suas opiniões sobre o plano do curso são as formas como os professores podem implementar a agência do aluno. O exemplo mais marcante é quando os alunos podem escolher os temas dos seus projectos que são do seu interesse, o que afectará positivamente a sua participação e a aquisição de posse do algoritmo de aprendizagem.
A autonomia dada aos alunos tem um bom efeito sobre os resultados dos alunos, uma vez que estimula a motivação, enriquece as capacidades de pensamento crítico dos alunos e aumenta o seu desempenho académico. A aprendizagem autodirigida está associada a uma taxa mais elevada de persistência e a uma maior probabilidade de os alunos atingirem os seus objectivos, de acordo com os estudos.
É claro que os ambientes de aprendizagem em linha podem ser integrados na agência do aluno através de percursos de aprendizagem flexíveis, recursos interactivos e ferramentas de colaboração. Por exemplo, os sítios que oferecem aos alunos a possibilidade de escolherem os seus módulos de aprendizagem e lhes dão o direito de trabalharem ao seu próprio ritmo são factores que criam um sentimento de apropriação e responsabilidade pela sua educação.