Andaimes linguísticos
O termo "andaimes linguísticos" refere-se às técnicas de ensino que promovem o desenvolvimento da linguagem nos alunos, prestando uma ajuda temporária e eliminando-a à medida que os alunos adquirem proficiência. Este tipo de andaime é uma ferramenta importante para os alunos ultrapassarem os desafios da utilização de uma linguagem complexa e, assim, serem mais autónomos na utilização da língua.
As principais técnicas de apoio linguístico são a demonstração do uso da língua, o fornecimento de quadros de frases, a integração de imagens e a facilitação da colaboração entre pares. Um professor pode, por exemplo, ilustrar a estrutura argumentativa dando uma frase como ponto de partida, do tipo "Eu acredito que...", e depois pedir aos alunos que a terminem, ajudando-os assim a expressar os seus argumentos de forma inequívoca.
Os andaimes linguísticos ajudam consideravelmente os aprendentes de língua inglesa, retirando a linguagem académica do seu alcance e reduzindo assim a carga cognitiva relacionada com a aprendizagem da língua. Uma ilustração vívida é a aplicação de organizadores gráficos para permitir que os ELL mostrem perfeitamente a correlação de ideias que, por sua vez, podem melhorar a sua compreensão e memorização de novo vocabulário e conceitos.
Sem dúvida, o andaime é uma ferramenta de aprendizagem de línguas que pode ser utilizada em diferentes ambientes de ensino, incluindo salas de aula, escolas de imersão linguística e escolas para crianças com necessidades especiais. A título de exemplo, um professor de uma turma de ensino regular pode utilizar sessões interactivas de leitura em voz alta para demonstrar competências linguísticas, motivando os alunos a participarem no exercício e, deste modo, promover a sua aquisição linguística num grupo seguro.
No processo de andaimes linguísticos, os professores têm capacidades indispensáveis, tais como diagnosticar a proficiência linguística dos seus alunos, prestar apoio específico e retirar gradualmente a autoridade aos alunos. Uma forma possível seria o ensino concertado dos alunos ao longo das actividades e a ação de uma progressão gradual na liderança dos alunos à medida que a sua competência aumenta, garantindo a aquisição de auto-eficácia e independência na língua dos alunos.