Abordagem laboratorial
Uma técnica de laboratório é uma abordagem humana diferenciada e estruturada de análise e interpretação da investigação científica, através da qual o experimentador qualifica, naturalmente, a reprodutibilidade dos dados registados. Este método é o pré-requisito para a fiabilidade e, portanto, a necessidade em disciplinas como a biologia, a química e a medicina.
Um dos principais aspectos do método de laboratório é a realização de ciência e investigação. O laboratório é como um pequeno mundo de experimentação onde as regras da natureza e a honestidade científica rigorosa se tornam a única realidade. Ao promover este crescimento moral, o laboratório proporciona um novo e bom ambiente para os cientistas. No domínio do desenvolvimento de medicamentos, os métodos laboratoriais são utilizados pelos cientistas para avaliar a eficácia e a segurança de substâncias químicas em condições bem definidas e antes da administração a seres humanos.
Um método de recolha e análise de dados centrado no laboratório diz respeito à utilização de métodos específicos que promovem a conformidade e a precisão das medições. As principais ferramentas utilizadas para estas tarefas são a calibração de instrumentos e a repetição de experiências, que são, de facto, as melhores formas de reduzir erros e enviesamentos nos dados. Por exemplo, ao utilizar um espetrofotómetro para verificar a absorvância de uma reação química, os investigadores podem efetuar medições quantitativas que, por sua vez, podem ser analisadas estatisticamente para fazer inferências corretas.
A cultura celular, a PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e os ensaios bioquímicos são as técnicas laboratoriais comuns na investigação biológica. Estes métodos são utilizados para a investigação de processos celulares, expressão genética e estudo de enzimas num ambiente controlado. A PCR é uma aplicação frequentemente utilizada para duplicar sequências de ADN selecionadas, o que torna possível a análise genética e a investigação no domínio da genética e da ciência forense.
A abordagem laboratorial envolve questões como o erro humano, a possibilidade de contaminação e a necessidade de equipamento técnico e de formação. A necessidade de condições estéreis é crucial na microbiologia, que é o estudo dos microrganismos. A presença de contaminantes pode alterar os resultados da investigação. Além disso, o custo dos instrumentos laboratoriais de alta tecnologia e o seu incómodo podem impedir certos investigadores de lhes aceder, limitando assim o âmbito da sua investigação.