Análise das lacunas de conhecimento
A análise das lacunas de conhecimento é um método estruturado implementado para encontrar a discrepância entre o conhecimento atual de um colaborador ou equipa e o conhecimento necessário para desempenhar as suas funções de forma eficiente. Esta análise é extremamente importante para as empresas, uma vez que é uma forma de desenvolver os programas de formação, facilitar o desempenho do trabalho e garantir que os empregados estão equipados com as competências relevantes para atingir os objectivos organizacionais.
O principal objetivo da realização de uma Análise de Lacunas de Conhecimento é detetar com exatidão os défices de conhecimentos e competências em indivíduos ou grupos. Esta informação permite, assim, que as organizações construam planos de formação especializados, utilizem os recursos de forma mais eficaz e, consequentemente, multipliquem os resultados. A título de exemplo, uma empresa pode descobrir que o seu departamento de vendas não possui conhecimentos suficientes sobre o produto, o que conduziria a sessões de formação específicas.
As organizações têm a oportunidade de efetuar uma análise das lacunas de conhecimento através de inquéritos, entrevistas, avaliações de desempenho e análises de funções, com o objetivo de recolher dados sobre os actuais níveis de conhecimento e as competências necessárias. Através da comparação destes dados, é possível identificar as áreas em falta e dar prioridade às que precisam de ser melhoradas em primeiro lugar. Um exemplo típico disto é quando uma empresa de tecnologia descobre que os programadores não têm conhecimentos sobre uma nova linguagem de programação e, como resultado, pode introduzir um curso para cobrir essa deficiência.
Várias ferramentas podem facilitar a análise das lacunas de conhecimento, como os sistemas de gestão da aprendizagem (LMS), o software de avaliação de competências e as ferramentas de controlo do desempenho. Estas tecnologias ajudam na recolha de dados, na avaliação dos níveis de competências e no fornecimento de programas de formação personalizados. Por exemplo, um LMS pode monitorizar o desenvolvimento dos trabalhadores e destacar áreas de conhecimento específicas que precisam de ser melhoradas com base no resultado do teste.
A análise das lacunas de conhecimento é frequentemente confrontada com desafios como a resistência dos empregados, dificuldades na avaliação precisa do nível de conhecimento e a falta de coerência entre os programas de formação e os objectivos organizacionais. Por outro lado, outros gestores de linha podem ter dificuldade em manter a análise actualizada à medida que a empresa passa por várias transformações em termos de funções e procura no mercado. Um exemplo disto é uma unidade de cuidados de saúde que se depara com o problema da resistência dos empregados quando a direção lhes pede para participarem em avaliações, o que leva à complexidade de encontrar as lacunas de conhecimento.