Aprendizagem cooperativa Jigsaw
A Aprendizagem Cooperativa Jigsaw é uma técnica de ensino que incentiva os alunos a trabalharem em conjunto através de uma lição que é interrompida em diferentes partes. A cada aluno é dada a tarefa de ser um "especialista" num determinado segmento da aula, que depois transmite aos colegas, envolvendo-os assim no processo de aprendizagem e, simultaneamente, melhorando os seus resultados através da interação entre pares.
A introdução da Aprendizagem Cooperativa Jigsaw requer uma série de passos fundamentais que incluem: Inicialmente, o instrutor divide o conteúdo do curso em diferentes secções. De seguida, os alunos são agrupados em grupos "domésticos", onde conferem sobre a parte que lhes foi atribuída. Posteriormente, criam grupos de "especialistas", juntamente com outros colegas a quem foi atribuída a mesma parte, para aprofundarem a sua compreensão. Por fim, cada aluno participa numa reunião no grupo de origem, onde volta a falar sobre os conhecimentos adquiridos, confirmando assim que essa é a única forma de aprenderem uns com os outros.
A Aprendizagem Cooperativa Jigsaw tem uma vasta gama de benefícios, incluindo uma maior participação dos alunos, um melhor desempenho académico e o desenvolvimento de competências, como a comunicação e o trabalho em equipa, que são competências sociais importantes. Por exemplo, quanto mais os alunos desempenham o papel de professor, mais consolidam o que aprendem e, claro, adquirem mais auto-confiança, pelo que o ambiente de estudo se torna mais inclusivo e solidário.
A técnica de aprendizagem cooperativa puzzle é altamente eficaz, uma vez que inclui alunos de vários estilos, permitindo-lhes interagir com o material de diferentes formas. Por exemplo, os alunos visuais verão os benefícios da utilização de diagramas durante a sua preparação, enquanto os alunos auditivos poderão promover a sua compreensão com a ajuda de discussões durante os grupos de peritos. O método vai mais além, pois permite que os formandos utilizem os seus talentos ao máximo para darem um contributo significativo ao grupo.
De facto, a Aprendizagem Mútua Jigsaw pode ser muito bem adaptada às condições dos cursos em linha. Num ambiente virtual, por exemplo, um professor pode criar salas de descanso para discussões de grupos de especialistas e ferramentas de colaboração para partilhar materiais didácticos. Um exemplo prático disto seria um caso de Jigsaw num ambiente de aprendizagem à distância em que os alunos utilizam documentos partilhados para compilar a sua investigação sobre um tópico específico e depois apresentam os resultados ao seu grupo de origem durante uma videochamada.