Aprendizagem baseada em estágios
A aprendizagem baseada em estágios é uma abordagem educativa experimental que integra conhecimentos académicos com experiência de trabalho prática num contexto profissional. A integração da aprendizagem baseada em estágios é a forma mais eficaz de relacionar a aprendizagem teórica com as competências práticas que os estudantes precisam de aprender para conseguir um emprego. Esta experiência permitir-lhes-á desenvolver competências relevantes e adquirir conhecimentos sobre as aplicações dos seus estudos no mundo real.
A aprendizagem através de programas de estágio oferece uma infinidade de vantagens; estas incluem a aquisição de competências práticas, o estabelecimento de contactos e competências de empregabilidade. Por exemplo, os estudantes podem utilizar os conhecimentos teóricos que adquiriram nas aulas numa situação da vida real, o que os torna atractivos para os seus futuros empregadores. Para além disso, os estágios são normalmente um precursor de ofertas de emprego, uma vez que as empresas preferem candidatos com experiência relacionada.
Os estudantes têm a possibilidade de procurar estágios em diferentes portais, como os serviços de carreiras do campus, bolsas de emprego na Internet e páginas de redes sociais profissionais como o LinkedIn. A participação em feiras orientadas para um sector específico pode ser muito benéfica para o desembolso da licença. O encontro com os professores e antigos alunos é igualmente útil, uma vez que estes podem potencialmente apresentar-lhes a pessoa certa ou o lugar vago na rede a que pertencem.
A maior parte das tarefas práticas que os estudantes realizam durante um estágio são de carácter prático, geralmente com a orientação de um supervisor. Os estagiários podem participar em projectos, ir a reuniões e trabalhos de equipa, ficando a conhecer algumas diferenças culturais do local de trabalho e os padrões da indústria. Um estagiário de marketing, por exemplo, pode ajudar a desenvolver uma campanha nas redes sociais, tendo assim a oportunidade de utilizar os conhecimentos aproximados que adquiriu nas aulas em situações da vida real.
Os estudantes precisam de estabelecer os seus objectivos principais, pedir comentários periodicamente e comportar-se ativamente com os seus colegas de trabalho para utilizarem corretamente a experiência de estágio. Fazer amizade com o seu diretor e parceiros pode ser útil para a pessoa ser um mentor, para além da utilização de referências de pares. Aprender a falar e a escrever sobre as suas competências e experiências a partir da vivência dessas experiências e escrevê-las é outro benefício para os estudantes.