Abordagem interdisciplinar
A interdisciplinaridade é uma forma de resolução de problemas que traz inferências, teorias e métodos de diferentes áreas de estudo. É uma abordagem importante porque é uma ponte para a colaboração, é um impulso para diferentes pontos de vista e é um caminho que conduz maioritariamente a soluções abrangentes e eficazes para as questões críticas.
O método interdisciplinar tem como vantagens a criatividade, o espírito crítico e a capacidade de resolver problemas difíceis de forma mais eficaz. Uma equipa interdisciplinar de peritos de diferentes áreas de estudo pode apresentar soluções inovadoras que não se enquadram no âmbito da disciplina clássica. Por exemplo, o domínio das ciências do ambiente que integra contributos da ecologia, da economia e da sociologia estará em melhor posição para conceber políticas que promovam a sustentabilidade.
A aplicação de uma abordagem interdisciplinar em sectores como, por exemplo, a educação, os cuidados de saúde, os estudos ambientais e a engenharia é bastante comum. Um exemplo prático é o domínio dos cuidados de saúde, em que especialistas de disciplinas como a medicina, a psicologia e o trabalho social trabalham em conjunto para satisfazer as necessidades dos doentes de uma forma holística, garantindo assim resultados mais saudáveis. Além disso, o planeamento urbano é outra via seguida, em que são necessárias propostas de arquitetura, sociologia e ciências do ambiente para criar melhores cidades para habitar.
As barreiras de comunicação, as diferentes terminologias e as metodologias contraditórias entre disciplinas são alguns dos desafios na implementação de uma abordagem interdisciplinar. É possível que os membros da equipa não consigam encontrar um ponto em comum, o que levaria a que esta colaboração fosse obstruída. Com a tecnologia atual, estabelecemos uma rede para uma comunicação clara e criamos uma compreensão partilhada das nossas metas e objectivos para lidar com estes problemas.
As escolas podem cultivar uma mentalidade interdisciplinar criando programas de estudo que envolvam especialistas de diferentes áreas de estudo a trabalhar em conjunto. Exemplos disto são os projectos de várias equipas, os workshops interdisciplinares e os cursos combinados que incluem disciplinas que interagem entre si, como a ciência e a arte. Além disso, programas como a aprendizagem baseada em projectos, que permitem aos alunos trabalhar em problemas da comunidade a partir de vários pontos de vista, podem melhorar as suas competências interdisciplinares.