Aprendizagem implícita
A aprendizagem implícita é uma forma de adquirir conhecimentos que ocorre sem que uma pessoa esteja completamente consciente do que está a aprender. É o processo de absorção de informação ou de aquisição de competências através do treino que pode ocorrer numa situação da vida real e é o principal fator na aprendizagem de línguas e na melhoria de competências.
A aprendizagem implícita pode ser observada em casos como a aprendizagem de uma nova língua, estando rodeado pelos sons e expressões dessa língua num país estrangeiro, onde as pessoas aprendem gramática e vocabulário, especialmente sem serem ensinadas diretamente. Um exemplo adicional da capacidade das crianças para andar de bicicleta é aprender a fazê-lo; aprendem-no através da prática e da experiência, em vez de lhes ser dito especificamente.
A aprendizagem implícita ocorre sem consciência, e está principalmente relacionada com a receção de conhecimentos através da experiência, enquanto a aprendizagem explícita está implicitamente ligada ao esforço e à consciência, por exemplo, ao estudar para um exame. Um bom exemplo é a maneira de ser de um músico: ao praticar e adquirir um instrumento (implícito), é diferente de memorizar as regras da música (explícito).
A prova de hipóteses linguísticas é uma parte importante do processo de aquisição de línguas, porque dá aos aprendentes a oportunidade de aprenderem as partes de uma língua, como as estruturas, sem considerarem explicitamente as propriedades da língua ou da estrutura. Num exemplo clássico deste processo, uma criança adquire a sua língua materna ouvindo as pessoas falarem e participando em relações sociais, o que lhe dá a possibilidade de sentir a gramática e o léxico sem ser ensinada.
De facto, é possível avaliar a aprendizagem implícita através de uma variedade de procedimentos. Um procedimento que pode ser utilizado é a tarefa de Tempo de Reação em Série, em que os participantes mostram as suas reacções sem conhecerem os diferentes padrões sequenciais. Além disso, os investigadores podem utilizar os testes de associação implícita para avaliar as associações que os indivíduos aprendem sem o seu conhecimento consciente.