Agrupamento homogéneo
O agrupamento homogéneo é uma prática educativa que consiste em reunir no mesmo grupo de aprendizagem os alunos que possuem as mesmas capacidades, aptidões ou interesses. O método tem um valor significativo, uma vez que abre caminho para que os professores personalizem o modo de instrução para satisfazer as exigências pessoais dos alunos, criando assim um local de aprendizagem eficaz.
O agrupamento de alunos com as mesmas capacidades pode melhorar o seu empenho e desempenho académico, permitindo que os professores se tornem mais competentes na diferenciação do ensino. Por exemplo, os alunos avançados do grupo podem ser dramaticamente desafiados ao terem acesso a materiais de alto nível, enquanto os alunos que mais necessitam de assistência podem receber ajuda específica sem se sentirem stressados. Além disso, o método pode facilitar um melhor trabalho conjunto de alunos com ritmos de aprendizagem semelhantes.
O agrupamento homogéneo é a forma de colocar os alunos em grupos de acordo com as suas capacidades, enquanto o agrupamento heterogéneo é a mistura de alunos. Por exemplo, numa turma de matemática homogénea, todos os alunos podem estar ao mesmo nível de compreensão, o que permite ao professor concentrar-se apenas em ideias específicas sem ter de acomodar uma vasta gama de níveis de competências, ao contrário de uma turma heterogénea em que o professor tem de apresentar refeições que se adaptem às diversas necessidades dos alunos.
Os problemas associados ao agrupamento homogéneo consistem no risco de isolamento social dos alunos, que podem considerar-se estigmatizados por estarem num grupo com capacidades inferiores. Além disso, se não for bem conduzido, pode ser uma fonte de mentalidade fixa para os alunos, uma vez que podem pensar que as suas capacidades são permanentes. Os professores têm de trabalhar arduamente para criar um bom ambiente na sala de aula que inspire o desenvolvimento e a interação entre todos os grupos.
A principal ação que os professores necessitam para realizar com sucesso o agrupamento homogéneo é avaliar os níveis de capacidade dos alunos através de vários meios, como testes, observações ou tarefas de desempenho. Após a formação dos grupos, os professores devem verificar regularmente os progressos efectuados e estar preparados para trocar os alunos quando estes demonstram um ganho de competências. A implementação de diferentes estratégias de ensino por cada grupo é também uma forma de manter os alunos empenhados e de os fazer adaptar a mentalidade de crescimento.