Análise de dados granulares
O conceito de Análise Granular de Dados engloba o procedimento de avaliação de elementos de dados finos e específicos para descobrir o conhecimento e a transformação que normalmente estão ocultos nos dados agregados. Esta tendência é da maior importância para a tomada de decisões com base em conhecimentos exactos, uma vez que constitui uma porta de entrada para as empresas identificarem valores, variantes e potenciais a nível microscópico.
A possibilidade de efetuar análises de dados granulares no mundo profissional é muito importante. Esta análise permite que os executivos analisem segmentos de dados mais específicos e mais exactos do que nunca. A título de exemplo, uma empresa retalhista poderia utilizar esta técnica, recorrendo aos históricos de compras pessoais dos seus clientes para apresentar recomendações multimédia, aumentando assim o nível de vendas com um melhor envolvimento dos clientes. Graças ao #[software de análise de dados-(https://www.ieee802.org/15/pub/2007/051876r1.pdf) que os retalhistas podem obter dos hábitos de compra dos clientes, podem aplicar diretamente os dados e editar as suas operações, o que resulta numa maior satisfação dos clientes.
Embora a análise de dados agregados resuma os dados em categorias mais gerais, a análise de dados granulares visa os dados únicos e particulares. Por exemplo, a análise agregada que mostra o total de vendas por área é diferente da análise granular, que apresenta as vendas por lojas regionais ou mesmo os dados demográficos dos clientes. É importante fazer esta diferenciação porque esses dados granulares fornecem frequentemente informações sobre tendências que não teriam sido detectadas pelos dados agregados.
Alguns softwares amplamente utilizados para a análise de dados granulares incluem softwares de visualização de dados como o Tableau, plataformas de business intelligence como o Power BI e ferramentas de programação de análise estatística como o R e o Python. Estas plataformas permitem aos utilizadores manipular e visualizar dados a um nível granular, permitindo assim uma análise mais profunda. Por exemplo, uma equipa de marketing pode aplicar o Tableau para conceber dashboards elaborados que apresentem o comportamento dos clientes em diversos segmentos.
Lidar com uma grande quantidade de dados, problemas de integridade dos dados e o grau de complexidade na realização de análises são os principais desafios da análise de dados granulares. Os dados pormenorizados provocam muitas vezes uma sobrecarga de informação e ideias que não são tidas em consideração. Por outro lado, é extremamente importante determinar se os dados granulares são de facto conclusivos e pertinentes, uma vez que dados de baixa qualidade podem resultar no oposto. Por exemplo, quando uma empresa analisa os dados errados sobre os seus clientes, pode julgar mal os hábitos de compra e, assim, planear estratégias que não são eficazes.