Alinhamento do quadro (normas)
O processo de alinhamento do conteúdo educativo, das avaliações e das práticas de ensino com as normas é designado por alinhamento do quadro (normas). O alinhamento é o principal fator para garantir resultados de ensino e aprendizagem adequados, uma vez que dá aos professores a possibilidade de ensinar um currículo coerente que não só satisfaz as necessidades dos alunos, mas também está em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas.
No domínio académico, o alinhamento dos quadros de referência reveste-se de grande importância, uma vez que é a única forma de educar eficazmente e de cumprir os padrões educativos relevantes. Através da instrução cooperativa das práticas adoptadas com os resultados de aprendizagem estabelecidos, os professores encontram vias mais eficazes para a aprendizagem dos alunos, que estarão também mais bem preparados para os testes de aproveitamento e para outras disciplinas envolvidas, o que conduzirá a um nível mais elevado de aproveitamento dos alunos e à sua responsabilização.
A revisão e o ajustamento sistemáticos do seu currículo de acordo com as normas específicas das autoridades educativas ajudam os professores a obter o alinhamento do quadro de referência. Os professores colaboram na preparação de planos de aulas, avaliações e estratégias de ensino que reflectem as normas, e participam em sessões de desenvolvimento profissional contínuo das melhores práticas e normas, entre outras actividades.
Os Common Core State Standards (CCSS), utilizados para o alinhamento no ensino básico e secundário nos Estados Unidos, e a definição de expectativas claras para a aprendizagem dos alunos em matemática e língua inglesa são exemplos específicos dos quadros de referência. As Next Generation Science Standards (NGSS) são outro exemplo, uma vez que destacam práticas científicas e conceitos transversais para reforçar o currículo STEM.
Os desafios a superar podem incluir a relutância em mudar os educadores humanos que estão habituados às suas próprias práticas, a indisponibilidade de materiais para a formação de competências e a natureza multifacetada do alinhamento de diferentes currículos em várias disciplinas e graus de ensino. Para além disso, conseguir que todos os intervenientes, como os pais e os administradores, conheçam e apoiem o processo de alinhamento pode constituir um obstáculo considerável.