Avaliação formativa
A avaliação formativa é um processo que é efectuado continuamente pelos professores para determinar a aprendizagem e a compreensão dos alunos ao longo do ensino. O processo inclui a utilização de ferramentas como questionários, debates e feedback para permitir que os professores detectem as áreas de preocupação e adaptem as suas estratégias de ensino conforme necessário.
Os objectivos essenciais da avaliação formativa são encontrar os pontos fortes e fracos dos alunos, fornecer feedback atempadamente, promover o envolvimento dos alunos e orientar as decisões dos professores. Por exemplo, um professor pode utilizar um pequeno questionário após uma aula para saber se os alunos compreenderam a aula, o que o ajudará a ajustar as aulas futuras de acordo com os resultados.
Os professores têm à sua disposição uma grande variedade de técnicas para a implementação da avaliação formativa. Bilhetes de saída, avaliações pelos pares e debates interactivos são alguns exemplos que podem ser utilizados. Um bom exemplo é o facto de, no final de uma aula, o professor pedir aos alunos que enumerem uma coisa que aprenderam e uma pergunta que ainda têm, dando assim uma ideia ao professor sobre a compreensão do aluno e ajudando também a planear as aulas futuras.
O fornecimento de feedback é uma avaliação formativa que se baseia principalmente no conhecimento e na compreensão que o aluno tem dos seus progressos de aprendizagem, bem como das áreas que precisam de ser melhoradas. Dar esse feedback ao tutor, especialmente quando é dado rapidamente, pode servir como uma grande fonte de motivação para os alunos mudarem. Um exemplo disso é quando, depois de uma tarefa de escrita, um conselho sobre o esboço e a matéria pode servir de orientação para que os alunos façam correcções no trabalho, com vista a uma melhor apresentação.<|vq_30|>
Definitivamente, a avaliação formativa pode, de facto, ser utilizada de forma produtiva em ambientes de aprendizagem digital através de ferramentas como questionários, fóruns de discussão e sondagens interactivas. Um exemplo disso é um professor que pode utilizar uma ferramenta de sondagem durante uma aula virtual para avaliar a compreensão dos alunos em tempo real, de modo a poder ajustar o seu método de ensino com base na resposta imediata.