Avaliação focalizada
A avaliação focalizada é uma análise concentrada de uma determinada área ou sistema do corpo, frequentemente efectuada para recolher informações detalhadas sobre o estado do doente. É muito importante para a identificação de problemas de saúde críticos, ajustando os programas de tratamento e assegurando o cuidado completo do paciente.
O principal objetivo de uma avaliação focalizada é recolher dados específicos sobre um determinado problema de saúde ou sintoma. Por exemplo, se um doente tiver uma dor no peito, uma avaliação focalizada avalia exclusivamente os sistemas cardiovascular e respiratório, permitindo assim que os prestadores de cuidados de saúde avaliem rapidamente a possibilidade de um ataque cardíaco como uma das potenciais condições de risco de vida.
Ao contrário de uma avaliação exaustiva que examina todo o sistema do corpo, uma avaliação focalizada tem um âmbito mais restrito. Uma avaliação exaustiva recolhe informações gerais sobre a saúde durante a admissão do doente, ao passo que uma avaliação focalizada visa sintomas ou áreas de preocupação específicos, facilitando assim uma identificação e ação mais rápidas em situações críticas.
Uma avaliação restrita/seccional é necessária quando os doentes chegam ao hospital com determinadas doenças que devem ser tratadas imediatamente pelos médicos, por exemplo, respiração dolorosa, perturbações gástricas ou complicações no sistema nervoso. Neste caso, um doente que tenha sofrido um ataque cerebral nas urgências será avaliado através de uma avaliação neurológica específica para determinar o seu nível de consciência e as suas capacidades motoras.
Um grande número de metodologias que podem ser utilizadas numa avaliação concentrada consiste nas seguintes, de acordo com o terreno examinado: inspeção, palpação, percussão e auscultação. É apresentado o caso de um médico que, durante uma análise do abdómen, observou que o ventre estava distendido. Além disso, verificou que o ventre era sensível à palpação e que o doente apresentava sinais intestinais anormais. Com tudo isto, estava a recolher dados essenciais sobre a função gastrointestinal do doente.