Abordagem de domínio invertido
A abordagem de domínio invertido é uma combinação dos métodos de sala de aula invertida e dos princípios de aprendizagem de domínio. Assim, este método é centrado no aluno, na medida em que permite que os alunos utilizem os materiais de instrução fora das salas de aula e sejam testados nos conceitos apenas depois de demonstrarem um nível de domínio dos tópicos anteriores. Isto, por sua vez, melhora a aprendizagem dos alunos, diminuindo as concepções erradas sobre os conceitos e aumentando a retenção dos conceitos aprendidos.
O principal objetivo da abordagem de domínio invertido é ajudar os alunos a ganhar confiança na sua própria aprendizagem, assistindo às instruções em casa e utilizando o tempo de aula para jogos interactivos. Por exemplo, os alunos assistiriam predominantemente a um vídeo sobre um novo conceito matemático e, mais tarde, trabalhariam em exercícios de resolução de problemas durante a aula, para terem uma noção correta do conceito antes de o professor avançar.
A abordagem "Flipped Mastery" é o oposto dos métodos de ensino tradicionais, em que a instrução é dada na aula e o trabalho de casa é atribuído depois. Primeiro, os alunos discutem e depois trabalham em projectos de colaboração. Aprendem sobre o novo material de forma independente, pelo que podem utilizar o tempo de aula para aplicar os conhecimentos através de debates em grupo e projectos conjuntos. Este ajuste é uma solução poderosa para o problema do baixo envolvimento dos alunos e, consequentemente, oferece a oportunidade de uma experiência de aprendizagem mais individualizada.
A abordagem de domínio invertido é uma ideia inovadora e, com a sua implementação, obtém-se o melhor dos benefícios, como um maior envolvimento dos alunos, uma melhor compreensão de assuntos difíceis e, finalmente, um ritmo pessoal. Os alunos, por exemplo, que têm dificuldades em dominar alguns tópicos podem rever repetidamente estes recursos de aprendizagem, enquanto que, por outro lado, os alunos mais avançados podem acelerar o seu processo de aprendizagem, garantindo assim que todos recebem o apoio necessário para alcançar o sucesso.
As ferramentas digitais, como o software de gravação de vídeo, os sistemas de gestão da aprendizagem (LMS) e as plataformas interactivas para questionários e trabalhos, são as mais utilizadas na abordagem "Inovar para o domínio". Por exemplo, os professores podem utilizar ferramentas de pesquisa como o Edpuzzle para conceber lições de vídeo interactivas que registem o envolvimento dos alunos, o professor pode avaliar a compreensão antes de os alunos entrarem na sala de aula.