Aprendizagem no terreno
A aprendizagem no terreno é o método de ensino e aprendizagem que sublinha a importância da interação direta com o ambiente para a aprendizagem. Não só permite que os alunos tenham a oportunidade de aplicar os conceitos numa situação da vida real, como também treina o seu pensamento crítico e as suas capacidades de resolução de problemas.
A aprendizagem no terreno oferece várias vantagens, tais como uma melhor retenção dos conhecimentos através da atividade prática, o aumento da motivação e do envolvimento através da experiência da vida real e o desenvolvimento do pensamento lógico e das capacidades de resolução. Tomando como exemplo um estudante de biologia, participar num estudo de campo pode levá-lo a uma compreensão avançada dos ecossistemas através do cumprimento das tarefas, em vez de se limitar apenas à aprendizagem dos manuais escolares.
A aprendizagem no terreno é uma metodologia de aprendizagem muito diferente do ensino tradicional em sala de aula, uma vez que visa a aprendizagem através de experiências fora da sala de aula e, por conseguinte, os alunos são diretamente expostos e experimentam temas relevantes em situações reais. Este tipo de experiências é normalmente utilizado na aprendizagem no terreno, enquanto as aulas teóricas e os livros fiáveis são por vezes mais comuns no ensino tradicional. Por exemplo, os alunos aplicam na prática alguns conceitos teóricos indo para o terreno e fazendo investigação no terreno ou projectos de aprendizagem em serviço.
As actividades que envolvem a aprendizagem no terreno são os estágios, os projectos de aprendizagem em serviço, as visitas de estudo e as expedições de investigação. Por exemplo, uma turma de ciências ambientais pode fazer uma visita de estudo a um rio local e testar a água, o que lhes dará dados sobre a qualidade da água, enquanto uma turma de história pode realizar histórias orais na comunidade para compreender melhor a cultura e o património locais. Estas actividades são as ligações práticas entre o que os alunos aprenderam na sala de aula e as situações actuais do mundo real.
Os professores podem aplicar a estratégia de aprendizagem no terreno descobrindo os recursos locais necessários e estabelecendo parcerias, ajustando as experiências no terreno aos requisitos curriculares e dando aos alunos tempo suficiente para se prepararem adequadamente e para terem oportunidades de reflexão. A título de ilustração, um professor pode interagir com um museu próximo para desenvolver um evento de aprendizagem prática que interligue temas históricos com a comunidade, o que, por sua vez, permitirá aos alunos relacionar o seu campo experimental com os debates na sala de aula.