Avaliação baseada em dados
A avaliação enriquecida com dados é um método bem estruturado de medir os resultados dos alunos utilizando dados numéricos. Utiliza vários canais de dados, por exemplo, resultados de testes, estatísticas de assiduidade e indicadores de envolvimento, para orientar os professores para práticas mais eficazes e, assim, melhorar os resultados educativos.
Uma melhor tomada de decisões, intervenções específicas e melhores resultados dos alunos são as vantagens mais significativas da abordagem da avaliação baseada em dados. Com a ajuda da análise de dados, os professores podem detetar os tópicos em falta na aprendizagem, fornecer orientações específicas adequadas aos alunos e observar o desempenho global na disciplina durante um determinado período. Um exemplo seria o professor que, através da análise dos resultados da avaliação, é capaz de introduzir planos de aprendizagem personalizados para os alunos que enfrentam dificuldades com a matemática: dessa forma, o seu desempenho melhora.
Começando com objectivos de aprendizagem específicos e calculando as fontes de dados, os professores podem utilizar uma avaliação proactiva baseada em dados. Os professores devem recolher e examinar regularmente os dados, para além de conversarem com os seus colegas educadores e alterarem os seus planos de aulas de acordo com as evidências das suas observações. Por exemplo, a aplicação de avaliações formativas, como questionários ou bilhetes de saída, pode produzir informação instantânea que, por sua vez, orientará a instrução e culminará na aprendizagem efectiva dos alunos.
Esses dados incluem observações de resultados de testes padronizados, avaliações formativas e sumativas, registos de assiduidade dos alunos e dados comportamentais. Por outro lado, os dados qualitativos das entrevistas ou inquéritos aos alunos podem dar uma perspetiva mais profunda das experiências dos alunos. Por exemplo, uma escola pode comparar as classificações dos testes e as respostas dos alunos para chegar a uma conclusão sobre a eficácia de um novo currículo.
A incorporação de práticas de avaliação baseadas em dados pode ser um desafio para os professores devido a questões como o excesso de dados, o conhecimento insuficiente da análise de dados e a relutância de alguns funcionários em mudar. As escolas podem resolver estes problemas organizando programas de formação sobre literacia de dados para o desenvolvimento profissional e promovendo a crença cultural na tomada de decisões com base em dados. Por exemplo, workshops sobre interpretação de dados podem ajudar a fornecer aos professores as ferramentas necessárias para utilizarem os resultados da avaliação de uma forma mais eficaz.