Análise de dados para aprendizagem
O processo de Análise de Dados para a Aprendizagem é um estudo estatístico de dados que conduz ao desenvolvimento de práticas educativas e à melhoria dos resultados da aprendizagem, beneficiando assim os alunos. Inclui a utilização de técnicas estatísticas, bem como de outras ferramentas, para analisar factores como o desempenho dos alunos, as métricas de envolvimento e os contextos de aprendizagem e, consequentemente, o currículo e as estratégias de ensino são as principais decisões tomadas com base nessa análise.
Os métodos de análise de dados mais relevantes para o estudo são a estatística descritiva, a estatística inferencial e a visualização de dados. As estatísticas descritivas encapsulam a estrutura dos dados, enquanto as estatísticas inferenciais chegam a conclusões a partir dos dados da amostra. Por exemplo, os professores podem utilizar gráficos, tais como gráficos de barras, para visualizar a mudança de desempenho dos alunos ao longo do tempo e, assim, tornar claras para eles as regiões que precisam de ser melhoradas.
A identificação e as intervenções personalizadas das lacunas de aprendizagem podem ser efectuadas através da análise de dados, aumentando significativamente os resultados dos alunos. Por exemplo, ao analisarem os resultados dos exames, os professores podem revelar os pontos de dificuldade frequentes dos alunos e, assim, introduzir programas de apoio, tais como tutoria entre pares ou diferentes estratégias de aprendizagem, que ajudarão os alunos a progredir melhor nas suas disciplinas.
O papel da tecnologia na análise de dados de aprendizagem é magnânimo, uma vez que oferece os instrumentos que automatizam todas as acções de recolha, processamento e visualização de dados. Os sistemas de gestão da aprendizagem (LMS) e as plataformas analíticas são as ferramentas que os educadores podem utilizar para acompanhar os alunos ao longo do curso em tempo real e também para criar os relatórios que, para as decisões de instrução, os professores adaptariam os materiais do curso com base nos níveis de envolvimento dos alunos.
A análise de dados na educação que envolve considerações éticas deve centrar-se na proteção da privacidade dos alunos, na obtenção de consentimento informado e na aplicação responsável dos dados. Os professores têm de tornar os dados anónimos para manter em segurança os alunos que participam na sua investigação e utilizá-los apenas para fins educativos. Por exemplo, ao interpretar dados relacionados com inquéritos, a agregação de dados sem a divulgação das identificações individuais dos alunos deve ser utilizada com cuidado.