Aprendizagem baseada na dança
A aprendizagem baseada na dança é uma metodologia que combina o movimento e a dança com várias práticas de ensino para tornar as experiências de aprendizagem mais eficazes. Incentiva o envolvimento físico, a inovação e a relação interpessoal, tornando o processo de aprendizagem mais ativo e eficiente em várias disciplinas.
A aprendizagem baseada na dança apresenta uma infinidade de vantagens, tais como uma melhor saúde física, capacidades cognitivas acrescidas e a capacidade de exprimir mais emoções. Por exemplo, estudos revelaram que a inclusão da dança nas aulas pode resultar em taxas mais elevadas de retenção de informação, porque os alunos tendem a lembrar-se melhor dos conceitos quando estão fisicamente envolvidos. Além disso, promove o espírito de trabalho de equipa e as capacidades de comunicação, uma vez que a maioria dos exercícios de dança exige trabalho de equipa.
A integração da aprendizagem baseada na dança pelos professores pode ser feita através da introdução de actividades de movimento nos seus planos de aula. Por exemplo, podem utilizar movimentos rítmicos para ensinar conceitos matemáticos, em que os alunos representam números com passos de dança. Além disso, a coreografia de danças relacionadas com acontecimentos históricos ajudaria os alunos a apreender e a memorizar a informação de forma eficiente e ainda tornaria o espaço da sala de aula muito energético.
A aprendizagem baseada na dança é uma forma eficaz para alunos de todas as idades, mas é particularmente eficaz para os mais novos, como as crianças do pré-escolar e do ensino básico. A aprendizagem através do movimento e do jogo é natural para estas crianças, que se encontram nestas fases de desenvolvimento. Mas, mesmo para os alunos mais velhos, como os adolescentes, a dança pode ser utilizada para demonstrar conceitos abstractos e relacionar-se uns com os outros dessa forma, criando assim um ambiente de cooperação ativa na sala de aula.
De facto, a aprendizagem baseada na dança tem o potencial de alargar o âmbito da aprendizagem em várias disciplinas, como a matemática, as artes da linguagem e os estudos sociais. Por exemplo, no caso das artes da linguagem, os alunos farão a dança que conta o enredo de uma história, o que influenciará positivamente a sua compreensão e criatividade. Além disso, a dança como disciplina pode ser incluída na matemática para ensinar padrões e sequências. Esta técnica ajuda a converter as ideias da matéria numa forma mais realista ou torna-as relacionáveis, chegando assim a uma compreensão mais ampla.