Aprendizagem em colaboração
A aprendizagem colaborativa é um agrupamento de estudantes que resolvem problemas em conjunto, realizam tarefas ou aprendem novas ideias em conjunto. Esta organização centra-se na gestão de uma equipa, na comunicação e num papel conjunto no processo de aprendizagem, pelo que é uma ferramenta para o pensamento crítico do aluno e uma forma de alcançar uma compreensão mais profunda do tópico.
A aprendizagem colaborativa é a melhor forma de aprendizagem porque ensina o pensamento crítico e as competências de comunicação e, além disso, cria uma comunidade entre os alunos. Por exemplo, quando os alunos colaboram em grupos para estudar um caso, isso leva-os a pensar e a envolverem-se em mais pontos de vista, o que lhes permite chegar a uma situação mais completa do tópico. Além disso, este método também pode ajudar a desenvolver competências interpessoais e a aumentar a participação dos alunos.
A aprendizagem colaborativa é um método que os professores podem utilizar de forma impecável, pois os professores formam actividades de trabalho de grupo de acordo com os seus objectivos de aprendizagem. Devem tornar claras as regras e responsabilidades que cada membro do grupo deve seguir para promover a responsabilização. Por exemplo, a utilização de actividades de quebra-cabeças, em que cada aluno estuda uma parte do tópico independentemente dos seus colegas, é uma técnica útil na medida em que as experiências de aprendizagem individuais e de grupo são melhoradas.
O trabalho de grupo na aprendizagem colaborativa não está isento de problemas como a participação desigual, desacordos entre os membros do grupo e diferentes graus de empenhamento. No entanto, os professores podem encontrar soluções para estes problemas, definindo as regras do trabalho de grupo, atribuindo papéis aos alunos e mantendo-se atentos à dinâmica do grupo. Por exemplo, a introdução de avaliações pelos pares pode motivar todos os membros a participar e também pode ajudar a descobrir aqueles que podem ter algumas discrepâncias na participação.
A aprendizagem em colaboração é uma ferramenta poderosa para integrar e apoiar uma variedade de alunos. Permite a inclusão e torna possível que os membros de um grupo utilizem os seus diferentes pontos fortes. Os grupos de alunos de diferentes origens podem colaborar utilizando as suas perspectivas e competências individuais, melhorando assim a experiência de aprendizagem de todos. Por exemplo, um projeto de grupo que dê liberdade aos alunos para seleccionarem as suas tarefas de acordo com os seus pontos fortes, tais como a investigação, a apresentação ou a conceção, poderá manter diferentes estilos e capacidades de aprendizagem.