Análise do discurso na sala de aula
A análise do discurso na sala de aula é o estudo da comunicação, dos padrões e das interações que ocorrem nas salas de aula. A linguagem e a dinâmica social são os principais temas que aborda, pelo que é útil para os professores compreenderem e, subsequentemente, melhorarem o envolvimento na sala de aula através deste meio.
As partes principais da análise do discurso na sala de aula são as interações professor-aluno, os diálogos aluno-aluno e a utilização da linguagem pedagógica. Os investigadores verificam as trocas verbais, os gestos e os artefactos da sala de aula para compreenderem os caminhos que facilitam a aprendizagem. Por exemplo, a forma como um professor procura que os seus alunos falem sobre a matéria pode mostrar as especificidades do envolvimento e da compreensão dos alunos.
A análise do discurso na sala de aula é uma ferramenta útil para os educadores descobrirem as estratégias comunicativas que funcionam bem e os obstáculos que enfrentam na aprendizagem. A análise do discurso permite que os professores sejam mais adaptáveis no seu ensino e criem um clima de diversidade. Por exemplo, um tipo de pergunta que os professores podem descobrir que funciona é aquele que leva os alunos a exprimirem várias ideias adequadas ao tema. Isto ajudaria o professor a melhorar o desempenho da sua técnica de interrogação.
A análise do discurso na sala de aula envolve normalmente técnicas como gravações áudio e vídeo das interações na sala de aula, transcrições do discurso e codificação quantitativa dos padrões de comunicação. Um exemplo é a comparação de discussões em grupo para identificar o modo como a interação afecta a aprendizagem em colaboração. O raciocínio sobre a razão pela qual a avaliação de uma atividade de um pequeno grupo através de uma operação fortuita pode revelar aspectos dos matemáticos criativos que fazem com que os alunos aprendam o significado e o conhecimento através da sua própria união.
De facto, a aplicação da Análise do Discurso em Sala de Aula a ambientes de aprendizagem em linha pode ser detalhada através do exame de interações virtuais em fóruns, videochamadas e ferramentas de colaboração. A análise incide principalmente sobre as diferenças na utilização da língua e nos padrões de interação que prevalecem no domínio digital em comparação com as salas de aula tradicionais. A título de ilustração, a investigação dos registos de conversação num contexto de sala de aula virtual pode informar-nos sobre o nível de participação dos alunos e as interações entre eles, que são de apoio.