Actividades de pausa para o cérebro
As Actividades de Pausa para o Cérebro são pequenas pausas bem organizadas que ajudam os estudantes e outros indivíduos a distrair-se da tarefa imediata e a desintoxicar as suas energias mentais, respetivamente. A razão subjacente é que estas actividades são vitais para o aumento do espírito de participação, para a melhoria da retenção da informação e para a prevalência de uma atmosfera e ambiente de aprendizagem positivos.
Exercícios físicos simples, como saltos ou alongamentos, práticas de atenção plena, como a respiração profunda ou imagens guiadas, e actividades criativas, como o desenho ou puzzles rápidos, são pausas muito eficazes para o cérebro. Por exemplo, uma pausa de 5 minutos para dançar é suficiente para revitalizar os alunos antes de voltarem aos estudos.
Sugere-se que as Actividades de Pausa Cerebral sejam realizadas de meia em meia hora ou de uma em uma hora durante as sessões de estudo. Este horário é útil para manter a concentração e a fadiga dos alunos sob controlo e, consequentemente, aumenta a sua taxa de absorção de informação. Por exemplo, uma pequena pausa de 3 a 5 minutos tem um enorme impacto na produtividade na sala de aula.
As Actividades de Pausa para o Cérebro apresentam numerosas vantagens, como a capacidade de se concentrar melhor, a melhoria da retenção da memória, a redução do stress e a sensação geral de bem-estar. Incentivam o movimento físico, que é uma forma prática de resolver o problema de estar demasiado tempo sentado, e promovem um ambiente de aprendizagem mais ativo. Estudos indicam que pausas frequentes resultam numa aquisição de conhecimentos sustentável.
Sem dúvida, as Actividades de Pausa para o Cérebro devem ser modificáveis de acordo com os vários níveis etários. Para as crianças muito pequenas, os exercícios podem envolver alguns movimentos divertidos ou apenas jogos, enquanto os alunos mais velhos podem achar que os exercícios curtos de meditação ou de brainstorming são úteis para resolver um problema. A personalização das actividades torná-las-á mais interessantes e, ao mesmo tempo, adequadas ao desenvolvimento.