Aprendizagem de Bloom
A Aprendizagem de Domínio de Bloom é um método de ensino e de aprendizagem que dá ênfase à aprendizagem de conceitos antes de passar a materiais mais difíceis. Consequentemente, torna-se significativo, uma vez que garante que todos os alunos adquirem uma boa compreensão da matéria, o que é benéfico para a sua confiança, bem como para a memória a longo prazo do material.
Para a Aprendizagem de Domínio de Bloom&rsquo, os fundamentos mais importantes são objectivos de aprendizagem claros, feedback imediato e várias oportunidades de domínio. Num caso prático, será pedido aos alunos que obtenham uma classificação de 80% ou mais nos testes antes de poderem avançar para o tópico seguinte, o que significa que devem ter uma compreensão completa do material.
Em contraste com as abordagens de ensino clássicas que normalmente avançam para a nova matéria independentemente da compreensão dos alunos, a Aprendizagem de Domínio de Bloom é o domínio do conteúdo por parte dos alunos que deve ser o único objetivo do professor. Esta técnica pode incluir planos de aprendizagem personalizados e instrução diferenciada para satisfazer os requisitos de aprendizagem individuais, o que pode resultar em melhores resultados académicos.
O ensino da adição e da subtração básicas através da aprendizagem de domínio é um dos exemplos da aprendizagem de domínio de Bloom numa sala de aula de matemática, em que os alunos têm de dominar primeiro estas matérias antes de passarem à multiplicação e à divisão. Os professores podem utilizar as avaliações formativas antes de proporem métodos de intervenção específicos, como exercícios suplementares e explicações, para ajudar os alunos que têm dificuldades em atingir o nível de domínio exigido.
A incorporação da Aprendizagem de Domínio de Bloom tem o potencial de melhorar consideravelmente o envolvimento, a retenção e o desempenho académico dos alunos. Por exemplo, quando os alunos dominam completamente os conceitos, é mais provável que avancem para as aulas seguintes com sucesso, uma vez que têm melhores conhecimentos de base e menos lacunas e, por conseguinte, estarão mais seguros das suas capacidades.