Mini Course Generator

Create

Use Cases

Features

Pricing

Resources

Sign in

Get Started

Ancoragem comportamental

Ancoragem comportamental

A ancoragem comportamental é uma estratégia psicológica utilizada para avaliar o desempenho com a ajuda de sinais específicos de comportamento que demonstram diferentes níveis de desempenho. Este procedimento é parte integrante da gestão e desenvolvimento do desempenho, uma vez que estipula padrões precisos para a avaliação e, assim, minimiza a subjetividade da avaliação.

Qual é o objetivo da Ancoragem Comportamental nas avaliações de desempenho?

O principal objetivo das avaliações de desempenho através da Ancoragem Comportamental é promover a objetividade e a consistência. A aferição com exemplos comportamentais específicos ajuda os avaliadores a avaliar o desempenho do trabalhador de forma mais exacta e justa. Por exemplo, um gestor pode não se limitar a dizer que um trabalhador é bom a trabalhar em equipa, mas referir o facto de o trabalhador ter liderado uma equipa à qual foi atribuído um projeto técnico difícil e stressante dentro de um prazo específico.

Como é que a Ancoragem Comportamental pode ser eficazmente implementada numa organização?

A implementação da Ancoragem Comportamental de forma correta exige que as organizações comecem por reconhecer os indicadores-chave de desempenho e os comportamentos relacionados que representam os diferentes níveis de desempenho. A formação dos avaliadores na identificação e registo destes comportamentos nas avaliações de desempenho é muito importante. Assim, por exemplo, uma empresa pode preparar um documento que contenha, em "excede as expectativas", os comportamentos específicos que são sugeridos, tais como a recomendação proactiva de melhorias no processo, o que constitui uma forma de todas as equipas terem avaliações consistentes.

Quais são as vantagens de utilizar a Ancoragem Comportamental em relação aos métodos de avaliação tradicionais?

O reconhecimento bidirecional (BA) é superior aos métodos de avaliação tradicionais, uma vez que é mais transparente e imparcial. Embora as opiniões pessoais possam distorcer fortemente as classificações gerais, a abordagem de Ancoragem Comportamental associa as avaliações a acções arbitrárias visíveis. Com base neste raciocínio dedutivo, os gestores podem identificar KPIs claros para o pessoal e também dar um feedback mais afirmativo. Por exemplo, se um profissional não comunica bem e, por isso, é mal avaliado, o gestor pode mencionar o que deve ser melhorado. O plano resultante seria então mais específico quanto às acções a tomar.

Que desafios podem as organizações enfrentar quando utilizam a Ancoragem Comportamental?

Há obstáculos que as organizações podem enfrentar, como a capacidade de garantir a uniformidade da interpretação dos exemplos comportamentais e a dificuldade na gestão do tempo necessário para o desenvolvimento e manutenção de um quadro comportamental forte. Além disso, se nem todos os avaliadores receberem uma formação idêntica, alguém pode ficar sujeito a discrepâncias nas avaliações. Por exemplo, um gestor pode enfatizar vários comportamentos em detrimento de outro, o que, por sua vez, causa confusão entre os empregados sobre as expectativas de desempenho. Os problemas acima referidos são susceptíveis de ser atenuados pela repetição das sessões de formação e calibração.

Ready to use AI Course Creator to turn
mini course ideas into reality?

Get Started Now