Ativação de conhecimentos prévios
A ativação do conhecimento de base denota o ato de recordar conhecimentos e experiências prévios apropriados que irão promover a compreensão e a aprendizagem de novas informações. A sua funcionalidade é um elemento necessário para uma aprendizagem produtiva, uma vez que ajuda os aprendentes a estabelecer relações entre novos conceitos e conhecimentos previamente adquiridos, o que, por sua vez, conduz a uma melhor retenção e compreensão.
A ativação do conhecimento de base na aprendizagem facilita a formação de ligações entre a nova informação e a que o aprendente já possui sob a forma de cognição. O conhecimento que os alunos têm do passado pode ser reconhecido pelos alunos em relação aos conceitos actuais e, dessa forma, compreendê-los-ão melhor e mantê-los-ão presentes durante muito tempo. Um bom exemplo disto pode ser um aluno que tenta relacionar o novo tópico de ciências que está a aprender com as lições anteriores de biologia ou química para compreender melhor a matéria.
Os professores podem utilizar um vasto leque de estratégias para ativar o conhecimento de base, que podem incluir sessões de brainstorming, tabelas KWL (O que sei, O que quero saber, O que aprendi) e debates que incentivem os alunos a comunicar as suas experiências anteriores sobre o tema. A título de exemplo, antes de abordar uma unidade sobre ecossistemas, um professor pode pedir aos alunos que partilhem as suas experiências na natureza, activando assim os conhecimentos de base relevantes.
Qr techniques arxa plan bilikinin aktivləşdirmək əmrləri üçün səfər-imtahan, zahiri mücərrəd və dünya müserrefləri. Məsələn, a müəllim, a dermot for the theme's arxa bilik soruğusu götürmək üçün dermot. Həmçinin_LOOP_ YR СоюпллзZLRMдаQ вайемZпZRLRIA1ет форXHMN-рYгHНоm, н-у8-uXCSуQтайИ йовABHиE ге-тоNuhYНL. ւұթ J.
É certo que a ativação de informação prévia pode ser negativa se for errónea ou irrelevante, o que pode muitas vezes conduzir a concepções erradas. Por exemplo, um aluno que pense erradamente sobre um acontecimento histórico enquanto assiste a uma aula sobre o mesmo, não terá acesso aos dados exactos e, por conseguinte, não compreenderá corretamente o assunto. Por conseguinte, é da responsabilidade dos educadores ajudar os alunos com um processo de pensamento específico que os leve a ativar um conhecimento de base adequado.