Avaliação como aprendizagem
A Aprendizagem da Avaliação é uma pedagogia em que os alunos participam na avaliação da sua própria aprendizagem de uma forma ativa. Baseia-se na autoavaliação e na reflexão, através das quais os alunos podem descobrir os seus pontos fortes e fracos e, assim, progredir na compreensão de um determinado tópico.
Os principais elementos da Avaliação como Aprendizagem são a autoavaliação, a avaliação pelos pares e as práticas de reflexão. Na autoavaliação, os alunos avaliam o seu próprio desempenho com critérios pré-determinados, promovendo um sentimento de controlo sobre o seu processo de aprendizagem. A avaliação pelos pares é um tipo de avaliação em que os alunos dão feedback construtivo aos seus pares, promovendo assim a aprendizagem em colaboração e as competências de pensamento crítico. Por último, as práticas reflexivas ajudam os alunos a refletir sobre as suas experiências de aprendizagem, para que eles próprios possam aprender métodos eficazes e reconhecer as áreas que precisam de ser melhoradas.
A principal distinção entre a Avaliação como Aprendizagem e os métodos de avaliação tradicionais reside no facto de a primeira se centrar na participação ativa do aluno em todo o processo de avaliação. Enquanto as avaliações convencionais tendem a colocar em primeiro plano as notas e os resultados, a Avaliação como Aprendizagem aceita, antes de mais, a consciência que o aluno tem de si próprio e a sua perceção do processo de aprendizagem. Por exemplo, em vez de se limitarem a receber uma pontuação pelo seu desempenho no teste, os alunos podem analisar as suas respostas, corrigir as erradas e, com base nas suas conclusões, estabelecer os seus próprios objectivos de aprendizagem futuros.
A implementação da Avaliação como Aprendizagem na sala de aula tem várias vantagens, como o aumento da motivação dos alunos, melhores resultados de aprendizagem e maior independência dos alunos. Por exemplo, os alunos que são auto-avaliadores têm geralmente uma disposição mais favorável à aquisição de conhecimentos, uma vez que participam ativamente no seu processo de estudo. Este método também desenvolve as capacidades de pensamento crítico, uma vez que os alunos avaliam o seu próprio trabalho e consideram as estratégias que utilizaram no processo de aprendizagem, o que, por sua vez, proporciona uma compreensão mais profunda do material.
Um projeto de diário de reflexão como professor poderia criar uma opção para a Avaliação como Aprendizagem. No final de cada unidade, os alunos escrevem sobre a sua aprendizagem, as dificuldades por que passaram e as estratégias que utilizaram para ultrapassar esses desafios. Esta atividade, por sua vez, leva os alunos a serem mais activos na sua aprendizagem, avaliando a sua própria compreensão e progresso. Outra forma que o professor pode organizar são as sessões de avaliação pelos pares, em que os alunos dão feedback sobre o desempenho dos seus colegas, implementando assim os conceitos de Avaliação como Aprendizagem.