Aprendizagem pela ação
A Aprendizagem pela Ação é uma técnica de resolução de problemas e de aprendizagem que combina a resolução de problemas do mundo real, o trabalho em equipas colaborativas e a aprendizagem reflexiva. Sublinha a importância da ação no processo de aprendizagem, razão pela qual é essencial para o crescimento do indivíduo e das organizações.
Mantendo a questão real como foco principal, os fundadores da Aprendizagem pela Ação sublinharam a importância de operar, avaliar e trabalhar em equipa como o principal motor da aprendizagem. Num caso hipotético, uma equipa responsável pela tarefa de melhorar o serviço ao cliente poderia reunir-se periodicamente para refletir sobre as suas estratégias, pôr em prática inovações e comparar os resultados de uma forma colectiva.
Ao contrário da aprendizagem tradicional, que muitas vezes dá ênfase aos conhecimentos teóricos durante as aulas e se centra nas salas de aula, a Aprendizagem pela Ação é um método que se centra na aprendizagem através da experiência de desafios do mundo real. Este método consiste em levar os participantes a integrar os seus conhecimentos logo após a sessão de aprendizagem, medir os resultados e rever os planos, aprendendo assim através da ação, em vez de se limitarem a ouvir a informação.
Na verdade, gostaria de vos dar um exemplo da técnica de Aprendizagem pela Ação implementada numa das empresas. Por norma, muitas organizações sobrevivem aos problemas que enfrentam através da aplicação da análise de lacunas, da gestão de riscos e da utilização e afetação eficaz de recursos. No entanto, regra geral, muitas dessas empresas não conseguem manter a sua competitividade no mercado porque ou não conhecem as suas lacunas ou não têm soluções eficazes. A Aprendizagem pela Ação é uma ferramenta poderosa neste contexto. Permite que as organizações redefinam os seus problemas e encontrem respostas adequadas, ao mesmo tempo que faz com que os seus membros aprendam e cresçam de uma forma que parece que estão a resolver não só os seus problemas imediatos, mas também outros melhores instantaneamente. Este é um exemplo prático do que acontece com as empresas que aplicam a metodologia de Aprendizagem pela Ação. Por exemplo, os frutos do sucesso das empresas modais que foram construídas através desta técnica são maioritariamente categorizados como empresas mais - orientadas para a inovação. As equipas, por exemplo, são as que apresentam muitas ideias novas para produtos ou processos enquanto resolvem os seus exercícios de criatividade e inovação, bem como pelo processo de partilha de responsabilidades e experiência de liderança a longo prazo.
Claro que sim! Quando uma empresa multinacional tem um problema, por exemplo, a diminuição da sua quota de mercado, pode criar um grupo multifuncional de Aprendizagem pela Ação com trabalhadores de diferentes departamentos. Serão eles a encontrar as causas profundas, a apresentar as dicas práticas, a aplicar as mudanças e a analisar os resultados nas vendas. Ao fazê-lo, a experiência prática não só fornece soluções para o problema a curto prazo, como também estimula o desenvolvimento da cultura do local de trabalho como melhoria e aprendizagem contínuas.