Aconselhamento académico
O aconselhamento académico é um trabalho de equipa que envolve alunos e orientador e que tem como principal objetivo ajudar os alunos nos seus estudos. É o fator preponderante para as boas notas académicas, o crescimento pessoal e o planeamento da carreira, uma vez que orienta os alunos para cursos, graus adequados e ajuda-os a encontrar recursos académicos.
Os conselheiros académicos funcionam como mentores e guias para os estudantes, ajudando-os a compreender os seus programas e requisitos académicos. Orientam-nos na seleção dos cursos, informam-nos sobre as políticas académicas da universidade e também os ajudam a ultrapassar quaisquer desafios académicos. Por exemplo, um estudante que não tenha a certeza de escolher as disciplinas electivas pode ter uma reunião com o seu orientador, que o ajudará a adequar as suas escolhas à sua futura profissão.
É preferível que os estudantes consultem os seus orientadores académicos pelo menos uma vez por semestre ou mais frequentemente se estiverem a enfrentar dificuldades ou se estiverem a pensar em decisões importantes, como mudar de curso ou acrescentar um curso menor. Ao realizar reuniões periódicas com o orientador académico, os estudantes podem acompanhar de perto os seus progressos em relação aos objectivos académicos e resolver qualquer problema o mais rapidamente possível, caso surja.
Os alunos interessados devem tomar as providências necessárias para as suas consultas de aconselhamento, familiarizando-se com o seu progresso académico, criando uma lista de questões ou tópicos que pretendem discutir e tendo disponíveis os requisitos do seu curso. Por exemplo, um aluno pode querer levar a sua transcrição não oficial e uma lista de potenciais cursos para explorar a forma como se enquadram no seu plano de estudos.
Os resultados académicos dos estudantes podem ser muito melhorados graças a um aconselhamento académico adequado, através da prestação de apoio e dos recursos de que os estudantes necessitam a nível pessoal. Além disso, os conselheiros podem ajudar os alunos a estabelecer objectivos adequados e alcançáveis, a elaborar um plano de estudo eficaz e a estabelecer a ligação com os serviços de tutoria ou de aconselhamento. Por exemplo, um estudante com dificuldades em lidar com o cálculo seria introduzido no centro de aprendizagem, o que acabaria por ser a principal razão para a mudança na sua compreensão e melhores resultados na aula.